O Seguro Desemprego é um dos direitos trabalhistas mais importantes para o brasileiro e é regido por um regulamento bem específico. Assim como os outros direitos promovidos pela Previdência Social e o INSS, esse valor é regido pela Caixa Econômica Federal. Mas será que é preciso ter uma conta na instituição financeira para ter direito ao seu benefício?
O que é o seguro desemprego?
Quem trabalha por intermédio da carteira assinada, passa a ser protegido pelos direitos trabalhistas. Um dos direitos mais importantes e que promove segurança para o trabalhador é o seguro desemprego.
O Seguro Desemprego 2022 poderá ser acessado por alguns trabalhadores e representa um auxílio financeiro para que o mesmo possa se manter após o período da demissão.
Vale lembrar que o seguro desemprego é promovido em categorias, nas quais o principal critério é o tempo de serviço. Sendo assim, o beneficiário pode receber entre 3 e 5 parcelas, dependendo da sua condição como trabalhador.
Quem tem direito ao benefício?
Como você pôde verificar, o seguro desemprego é um benefício promovido pela CLT. Mas vale lembrar que existem outros requisitos para que você possa solicitar o recurso.
Em primeiro lugar, é preciso que o trabalhador tenha sido dispensado de seu cargo sem a apresentação de justa causa por parte da empresa em questão. Se estiver enquadrado nessa situação, o mesmo deverá ainda ter cumprido junto ao INSS, ou seja, estar trabalhando com a carteira assinada por pelo menos 9 meses.
Esse tempo de contribuição dá direito ao número mínimo de parcelas do seguro desemprego, equivalente a 3 meses. Caso tenha dúvidas, você pode consultar Seguro Desemprego através do site.
O número máximo de parcelas fica previsto para quem cumpriu com a contribuição do INSS por 24 meses completos. Sendo assim, o mesmo recebe o benefício por 4 meses.
O valor do seguro desemprego é variável e depende diretamente da remuneração anterior do trabalhador. Por isso, vale a pena realizar o cálculo do seu salário para saber quanto você irá receber.
O valor só pode ser retirado na Caixa?
Os benefícios promovidos pela CLT, como o FGTS, o PIS, o auxílio-doença e o próprio seguro desemprego, por exemplo, são sempre gerenciados pela Caixa Econômica Federal.
Quem possui uma conta poupança, corrente ou conta fácil na Caixa pode ter mais facilidade na hora de acessar o recurso, pois o mesmo é depositado direto na conta.
Quem não possui uma conta na instituição, pode realizar o saque utilizando o Cartão Cidadão ou com seu documento de identificação na agência, direto no Caixa presencial.