O FIES é um dos maiores programas de financiamento do Governo Federal, o financiamento estudantil é uma válvula de escape para aqueles candidatos que desejam ingressar no curso de nível superior, porém não tem condições de arcar com o valor integral do curso.
Sendo assim o candidato (a) que consegue o financiamento estudante durante todo o curso sem custo algum, somente pagando pequenas taxas e ao final do curso o candidato tem duas vezes o tempo do curso para realizar o pagamento do seu financiamento depois de formado.
Por ser um financiamento de processo burocrático, muitos candidatos ficam na dúvida em relação a diversas questões sobre o FIES 2022. Confira as duas a seguir:
O FIES exige um fiador?
Sim, a contratação do FIES exige FIADOR nos seguintes casos, estudantes em curso de licenciatura, beneficiários do Prouni com bolsa parcial de 50%.
Proprietário de empresa, pode contratar o FIES?
Sim, não há restrição alguma enquanto ao financiamento para estar categoria.
Já participei do FIES anteriormente, quitei toda a minha dívida, posso contratar o FIES novamente?
Não, o MEC não permite que o estudante seja beneficiado duas vezes com o financiamento.
Sou aluno com bolsa de 50% no Prouni, posso contratar o FIES?
Sim, você pode financiar os outros 50% pelo o FIES.
Enquanto ao processo de inscrição o estudante com restrição cadastral pode realizar a contratação do FIES?
Pois bem, essa dúvida é muito comum entre os candidatos, não há uma exigência idoneidade cadastral. Para comprovar, será necessário apresentar os documentos solicitados no processo de inscrição para a instituição de ensino.
Já tenho o financiamento pelo o FIES, mais quero mudar de curso, isso é possível? Posso mudar de curso e continuar com o financiamento?
É possível mudar de curso e continuar com o financiamento do FIES, desde que o candidato atenda as regras de contratação do programa.
Não fiz o ENEM, posso participar do FIES?
Não, o financiamento só é aceito, desde que o candidato tenha realizado o ENEM a partir de 2010 e tenha nota superior a 450 pontos, que não tenha zerado a redação.
Quais são as fases de pagamento do financiamento FIES?
Essa é uma das dúvidas mais procuradas nas páginas de busca da internet, como funciona o pagamento do FIES. O pagamento do FIES acontece em apenas 3 fases, sendo elas a utilização, carência e amortização.
A fase do pagamento de utilização é realizada no período do curso, o estudante terá que pagar a cada 3 meses um valor simbólico referente aos juros do financiamento, através de boleto gerado pelo portal Sisfies 2022. Após a conclusão e a formação do curso o estudante passar pela a fase de carência, aonde o mesmo pagar parcelas trimestrais.
A amortização é a fase em que ser encerra o período da carência do estudante, soma-se todo o saldo devedor que é parcelado em até 3 vezes o período total do curso.
Através do FIES diversas pessoas conseguem realizar o sonho de cursa o nível superior, é um financiamento hoje de extrema importância no Brasil, pois possibilita a inclusão de muitas pessoas de variadas classes facilitando a forma de pagamento do curso.