O plural do diverso – conversas sobre a dignidade humana

A dignidade humana não é assunto a ser tratado exclusivamente no divã ou entre quatro paredes. É tema que precisa ganhar as ruas, as escolas, as repartições públicas e privadas, enfim, os mais diversos espaços de convivências e realizações humanas.

A dignidade é categoria cuja expressão é multifacetada. Sua aplicação não se dá em um único viés da vida, mas em todas as possibilidades de sua existência: na educação, na política, nas condutas e comportamentos sociais, na cultura. Não basta, portanto, ser ser humano, ainda que possa parecer redundante, é preciso ser e existir enquanto ser humano.

O plural do diverso: conversas sobre a dignidade humana, num misto de literatura, práxis, sentimentos, sonhos, desejos, utopias e poesia, tem como terreno comum das trinta crônicas que o integram, o debate acerca da percepção da dignidade humana para além das fronteiras do jurídico, dos eloquentes e banalizados discursos, ou mesmo para além de um mero aspecto conceitual, revelando em suas passagens, direta ou indiretamente, sustentados na pluralidade do diverso, que não somos seres de poucos, mas seres de multidões.

Sobre o Autor

José Ricardo Menacho, 26, é pantaneiro de Cáceres, município fronteiriço do sudoeste mato-grossense. Tem o cotidiano, com seus causos e percalços, alegrias e tristezas, conceitos e pré-conceitos, como sua grande fonte de inspiração. Apaixonado pelo ensino, atividade que faz parte de sua família por gerações, decidiu ingressar na carreira acadêmica, atuando desde 2014, como professor do Curso de Direito da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT. Entusiasta da afetividade no processo de ensino-aprendizagem, quebra a rotina das salas de aula, dando voz, vez e lugar a todos os seus interlocutores, construindo, assim, espaços de possibilidades. Apelidado despretensiosamente de Frank Sinatra do Pantanal, é cantor nas horas vagas.

Dados do Livro

Páginas: 160
Edição: 1ª
Preço: R$ 24,90
Formato: 14 X 21
Acabamento: brochura
ISBN: 978-85-428-0756-1
Categoria: Crônicas; Literatura brasileira